Os anjos do senhor acampam-se ao redor dos que o temem e os livra de todo mal.



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Projeto sobre africanidades

A mão africana na construção da cultura Brasileira

Professora : Lucilene Rodrigues




Justificativa

"A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei".

(Constituição da República Federativa do Brasil - Art. 5ºinciso XLII) ,partindo deste princípio torna-se necessário um trabalho de conscientização para promover a igualdade racial e garantir o estudo da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar de todas as áreas do conhecimento, agora garantido na em lei.

Sendo que a partir do ano de 2010 este conteúdo fará parte do currículo das escolas, viu-se a necessidade de um trabalho voltado a nível de conhecer e reconhecer nomes importantes em nossa história .

È provado que no Brasil a maioria de sua população e descendente de origem africana, ainda encontramos situações de racismo e desigualdades, então este projeto além de promover a igualdade,promove uma exaltação a grandes nomes que fizeram parte da construção desta história.E o mesmo vem como cumpridor da nova lei 10.639/03 .



1.Objetivo geral

Este projeto traduz a necessidade de caráter social e político da escola de desenvolver nas crianças, desde cedo, uma consciência crítica que possibilite ações e atitudes positivas. Possibilitando o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.



1.2 Objetivo Específico



• Pesquisar na história Brasileira a influência do negro na construção cultural, social do no nosso país;

• Identificar nomes de personagens da nossa cultura com descendência afro, que tiveram influência relevantes;

• Reconhecer ações de irmandade e fraternidade com relação as pessoas de descendência africana;

• Expressar-se omitindo opinião sobre o que é preconceito racial;

• Valorizar e desenvolver noções de reconhecimento pelos negros que deixaram grandes tesouros para nosso país.



1.3 Atividades



* Montar um portífolio das atividades pesquisadas;

*Confeccionar cartazes de conscientização da comunidade escolar;

*Confeccionar um quilombo através de maquetes;

*Escolher uma música que apareça conceitos de africanidades para cantar e ilustrar;

*Confeccionar chocalhos como instrumentos de percussão

(música);

* Pesquisar a vida de Zumbi Dos Palmares:

*Fazer a leitura do livro Felicidade não tem cor, fazer a leitura , escolher uma cor que representa a felicidade para você,fazer uma ilustração em cima desta atividade,discutir sobre o livro;

* Fazer uma coletânea com Samba de raiz (Noel Rosa),como influência em nossa música Brasileira;

* Pesquisar sobre a origem e a filosofia do jogo de capoeira, promovendo uma apresentação na escola com o propósito de conhecimento e diversão para todos;

* Pesquisar em jornais e revistas reportagens sobre preconceitos contra negros e discutir em sala em forma de debates;

*Pesquisar palavras em nossa língua que tenham origem africana;



1.4 Metodologia

Primeiro passo fazer um cartaz com o desenho de uma mão grande negra e com os dedos coloridos, dizer aos alunos que a mão representa a raiz africana e os dedos coloridos sua influência na nossa cultura. Decidir com os alunos o que cada cor representará. (Exemplo).

Vermelho: A religião

Amarelo: Literatura

Verde: Música

Azul: Jogos e brincadeiras

Após este processo separar a turma em equipes e cada equipe ficará responsável em pesquisar e trazer para sala de aula informações que enriqueçam o projeto.Depois dos dados coletados as equipes, juntamente com o direcionamento do professor fará um portifólio com essas curiosidades e pesquisa para passar para turma.O professor juntamente com os alunos deverá escolher em cada área um nome para ser trabalhado e lido em sala por todos.

Será convidado para uma palestra, alguém da sociedade que seja afro descendente e que esteja se destacando em sua profissão para falar com os alunos sobre as lutas e vitórias em ser negro hoje em dia no Brasil.

Após este processo de aquisição do material e informações, os alunos farão um resumo em forma de dissertação para expressar o que foi aprendido.



1.5 Avaliação

A avaliação acontecerá no decorrer do processo, os alunos serão avaliados no desempenho das atividades, bem como no interesse e participação no projeto e na sua mudança de atitude com relação a pessoas afro descendentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário