Os anjos do senhor acampam-se ao redor dos que o temem e os livra de todo mal.



terça-feira, 15 de maio de 2012

Trabalhando a África


História e Cultura Afro-Brasileira
  












 



 "Há vitórias que são importantes apenas para aqueles que as conseguem”.
Nelson Mandela



 Introdução


A lei 10.639/03

Já se passaram oito anos desde que a lei 10.639/03 foi implantada com o propósito de garantir a obrigatoriedade do ensino dos conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileiras , os negros continuam lutando pelo reconhecimento de suas contribuições culturais  e por aceitação na sociedade em que vive.
A lei detremina que :

Lei  nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003


Altera a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e da outras providências.


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

            Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
            Art. 1º A Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes artigos. 26-A, 79-A e 79 - B:
            "Art. 26- A. Nos  estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais  e particulares, torna-se obrigatório  o ensino sobre  História e Cultura Afro-Brasileira.
            § 1º O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil.
            § 2º Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e Histórias Brasileiras.
            § “3º (VETADO)”

            "Art. 79 - A. (VETADO)"

            "Art. 79 - B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como 'Dia Nacional da Consciência Negra."

            Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

            Brasília, 9  de janeiro de 2003; 182º da Independência  e 115º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA




Muitos profissionais da área de educação estão encontrando dificuldades na implantação dos conteúdos de História e cultura africanas  e afro-Brasileiras em sua sala de aula. Como a maioria dos professores, não  obtivemos conhecimentos históricos necessários  para dar embasamento teórico a estas atividades em sala de aula.
No entanto ao meu ver, ai está  maior dificuldade para desenvolver esta temática dentro das escolas , a falta de conhecimento, interesse e a  rejeição e até uma velada discriminação por parte de alguns profissionais da área educacional ,tornando assim, o ensino da cultura africana em sala de aula, algo difícil de acontecer.
 Quanto às condições para a realização de práticas pedagógicas que combatam ao racismo nas escolas públicas e privadas, observou-se que já existe uma variedade de materiais didáticos à disposição. É possível concluir que a Lei 10 639, enquanto política de combate ao racismo na escola, tem gerado avanços nas práticas pedagógicas para uma formação de uma sociedade brasileira mais justa.
O professor traz consigo ,além de um compromisso imposto, uma enorme insegurança que automaticamente geram  conflitos internos deixando  passar despercebido tudo o que esteve  inserido dentro da formação da sociedade afro- Brasileira.
Segundo dados do MEC, o Brasil está em segundo lugar no que diz respeito a grandes populações afro-descendentes (47%), perdendo apenas para a Nigéria.Então podemos dizer  que não temos somente só um dos  pés na àfrica,mas que temos  corpo,mente,e essencia africana.
Foi á partir daí que surgiu a  necessidade de   iniciar  uma pesquisa  de atividades que viessem contribuir ainda mais ao apoio pedagógico para profesores,coordenadores pedagógicos e todos aqueles que de uma forma ou de outra possam fazer uso deste material de maneira contextualizada e dentro da realidade de nossas crianças.
È nescessário, primeiramente  que todo   professor  conheça um pouco de como se deu  a trajetória  de luta dos negros até a conquista da implementação da lei 10.639/03 ,o que também não garante que a mesma será repassada e  integralmente ou  cumprida dentro do ambiente escolar por todos os educadores, o que também para as séries iniciais a meu ver , não  que seja assim estritamente necessário, já que nossa preocupação deve ser com o desenvolvimento do respeito,auto-aceitação,valorização,justiça e igualdade para todos.
Quando se fala  na Lei 10.639/03  destacamos que não se trata mais de uma opção de se colocar ou não na grade curricular das escolas, do querer ou não querer, mas da obrigatoriedade da Lei , que  deverá envolver diferentes instâncias como:
_Escolas;
_Famílias;
_Sociedade.
O objetivo deste trabalho mostrar a uma maneira fáci, divertida  para que as crianças conheçam um pouco mais da semente que gerou a nação brasileira, isto é, onde está essencialmente o Dna do povo brasileiro e conhecendo melhor a nossa  própria história e identidade, nos identificarmos  como parte integrante de um povo, de uma raça,de uma cultura .
A valorização do povo negro e afro-descendente começa quando passamos a não classificar pessoas  pela cor de sua pele,posses ,nomes, mas sim  pelo seu caratér .

A luta dos negros no Brasil

Durante muito tempo até os dias de hoje, o povo negro sofreu e vem sofrendo grande rejeição por parte da sociedade em si.Podemos perceber que os negros que aqui chegaram por volta do ano de 1580 no  séculos XIV e XIX aproximadamente , eram tratados como raça inferiores  mas, tiveram grande influência na formação do povo brasileiro.
Os primeiros negros que aqui chegaram se tornaram escravos de grandes fazendeiros, que já não conseguiam escravizar os índios e necessitavam de grande mão de obra para as lavouras de cana de acúçar.
O governo Brasileiro da época permitia o comércio de escravos de negros que eram capturados na África e trazidos em grandes embarcaçãoes para o Brasil,esses navios eram chamados de navios negreiros.

         Para aliviar as dores e tristezas por serem arrancados de sua “Mãe Àfrica” os homens e mulheres negras usam as músicas, brincadeiras e histórias  para amenizar essas dores.

  

Brincadeiras africanas


Você já ouviu falar em Matacozona?È uma brincadeira feita com sementes de Baobá ou embondeiro e também improvisado com pedrinhas.Este jogo é jogado em Moçambique/Àfrica.
O jogo de Matacozona é parecido com o jogo das 5 pedrinhas ou três Marias, também conhecido como “ossinho” Bole-Bole” muito praticado entre crianças do Brasil.
Como se joga?
Sentados em cìrculo no chão e com 5 pedrinhas agrupadas em um círculo no chão.Com uma perda/ semente na mão, o jogador da vez atira-a ao ar e com a mesma mão deve retirar as pedars/sementes de dentro do círculo para que em seguida agarrar a perda/semente antes que ela caia.
Continue a brincadeira até que se deixe cair a pedra/semente ou não se consiga retirar nenhuma pedra/semente que está no cìrculo.














 


Escravos de Jó
     É uma brincadeira de roda guiada por uma cantiga bem conhecida, cuja letra pode mudar de região para região. Para brincar, é preciso no mínimo duas pessoas. Todos têm suas pedrinhas e no começo elas são transferidas entre os participantes, seguindo a seqüência da roda.
     Depois, quando os versos dizem “Tira, põe, deixa ficar!”, todas seguem a orientação da música. No verso “Guerreiros com guerreiros”, a transferência das pedrinhas é retomada, até chegar ao trecho “zigue, zigue, zá!”, quando os participantes movimentam as pedras que estão em mãos para um lado e para o outro, sem entregá-las a ninguém. O jogador que erra os movimentos é eliminado da brincadeira, até que surja um único vencedor.



Abayomi
 
                                                 ORIGEM
       Boneca de pano, de formas e tamanhos variados, sempre negra, de confecção muito simples, que não utiliza cola nem costura e os retalhos são apenas amarrados.
       Valoriza a cultura afro e contribui para o reconhecimento da identidade afro-brasileira.O nome é comum na África do Sul.

ABAYOMI:
ABAY= ENCONTRO
OMI= PRECIOSO

     Abayomi do Yorubá (feminino) significa encontro feliz, encontro precioso, ou aquele que traz felicidade ou alegria.Pode ser traduzida como:
“Ofereço para você o melhor que eu tenho em mim” ou “aquela que traz minhas qualidades”.
      Em viagens para o Brasil em direcção a escravidão, as mulheres rasgavam a barra da saia e faziam Abayomis para as crianças brincarem.... E já aqui como escravos, reuniam-se todos os dias na senzala e confeccionavam as Abayomis pedindo saúde e prosperidade.


  
Como ensinar as crianças sobre o negro no Brasil


Quem aqui já brincou de marinheiro? Eu trouxe uma amiga que mora em um lugar bem distante,ela tem muitas coisas legais para nos contar.Seu nome é Abayomi, vocês sabem o que significa o nome dela?Bem este nome é de origem africana e significa “Aquela que traz felicidade”, ela nos convidou  hoje, para  fazer uma brincadeira, onde vamos fazer uma viagem para uma terra bem distante, para isto vamos precisar de uma mala com alguns objetos que vamos precisar,um passaporte e muita disposição,vocês topam ir comigo nesta viagem?
Muito bem primeiro vamos prepar os passaportes ,pegar o mapa e seguir viagem, quando vocês descobrirem o nosso destino,vão conhecer varias curiosidades deste lugar, pessoas, seus costumes, sua cultura,sua religião e muito mais.
O passaporte é um documento, que permite você viajar por vários lugares distantes.Você pode viajar de avião e de navio, como o país que vamos conhecer é muito longe, vamos de navio assim enquanto viajamos vocês vão descobrindo coisas novas.Outras pessoas já fizeram esta viagem há muito tempo e nós agora vamos fazer o nosso caminho até a Àfrica que é onde mora nossa amiguinha.

Preparando a atividade
Entregar um chapéu de marinheiro, um passaporte e um mapa para cada aluno,onde os mesmos irão completar seus dados

 Durante a viagem vamos descobrir que entre o país de Abayomi e o nosso existem muitas semelhanças, vamos conhece-las?
Estes são os mapas dos dois países África e Brasil.



Atividades com os mapas
Nossa gente
1-     Preencha o mapa com diferentes imagens recortadas de revistas ou jornais que representam as pessoas do Brasil e da àfrica, você pode usar fotografias de sua famía e de seus amigos.Depois escreva no caderno o que notou de semenhaça entre estas fotos.

          Continuando nossa viagem vamos aprender mais sobre a cultura deste país que estamos conhecendo, sempre fazendo um paralelo com nosso amado Brasil.
     Vejamos o que mais o professor pode explorar com seus alunos:

         As roupas, penteados,acessórios;
         Música(samba,pagode,axé,cantigas de roda, Axé music,carimbo,Funk carioca, Lambada; Lundu, Maxixe Maracatu);
         Vocabulário;
         Brincadeiras infantis,
         Comidas;
         Artes;
         Capoeira;
          Literatura infantil( contos africanos, provérbios,estórias, fabúlas).


Sugestão de livros infantis

  • Lila e o segredo da chuva ( tem na biblioteca da escola);
  • O menino que comia lagartos(Tem na biblioteca da escola);
  • Lendas da Àfrica moderna(Tem na biblioteca da escola);
  • Menina bonita do laço de fita( Ana Maria Machado);
  • Bruna e a galinha da Angola( Gercilga de almeida);
  • A semente que veio da àfrica(Heloísa pires);
  • A menina e o Tambor(Sonia Junqueira);
  • O amigo do rei( Ruth Rocha);
  • O Menino Nito( Sonia Rosa);
  • Chuva de manga(James Rumford);
  • O menino Marrom( Ziraldo);
  • As tranças de Bintou(Sylvanie Diouf);
  • A menina que bordava bilhetes(Lenice Gomes).


OBJETIVO GERAL
Desenvolver a consciência nos alunos (as) do respeito e da valorização dos povos  negros, da cultura africana e afro-brasileira na sociedade, destacando a importância dos mesmos na construção da identidade do povo brasileiro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Criar estratégias de ensino que leve o aluno à:

- Despertar e adquirir a consciência do respeito da identidade dos  povos africanos;
- conhecer e  respeitar a cultura afro-brasileira;
- reconhecer sons afros;
- conhecer contos e lendas africanas;
- conviver com as diferenças étnico-raciais de forma respeitosa através do diálogo;
- desenvolver a linguagem oral através de cantigas de origem africana;
- levantar suas hipóteses em relação aos principais personagens dos contos infantis relacionados com este tema;
- desenvolver a coordenação motora grossa e fina;
- conhecer e revisar as cores da àfrica;
- conhecer os conceitos longe/perto, lado/atrás, frente/costas através de desenhos relacionados com este tema;
- Identificar o gênero masculino e feminino respeitando as diferenças físicas de cada um;

DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento das atividades será desenvolvido juntamente com os conteúdos de sala, será feito através de atividades coletivas e individuais com os alunos, e com a interação professor e aluno. Algumas atividades serão sistematizadas e  realizadas em sala de aula e outras extra classe.


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