Os anjos do senhor acampam-se ao redor dos que o temem e os livra de todo mal.



sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PROJETO PARA VOLTA ÁS AULAS



Lucilene dos Santos Rodrigues



As atividades desta semana foram idealizadas com o único propósito de tornar o início do ano letivo mais prazeroso, e já pensando no processo de adaptação dos alunos novos em nossa escola.

Aqui o professor encontrará aulas preparadas utilizando recursos pedagógicos e lúdicos para aprimorar suas aulas.

Essas idéias podem ser variadas, pois cada turma e cada professor têm seu jeito próprio de realizar suas aulas.

Além do que todas as atividades foram pensadas para serem desenvolvidas de maneira interdisciplinar abordando todos os aspectos curriculares.

Os conteúdos aqui abordados foram:

__Socialização;

__Alfabetização;

__Matemática (Tempo) A linha do tempo da criança.

__História (Quem sou eu);

__Artes (Dobraduras, construção com sucatas);

__Literatura infantil(Estórias);

__Musicalização infantil.


1° DIA

RECEPÇÃO E APRESENTAÇÃO



O professor deverá cantar uma música de boas vindas enquanto entrega os crachás para cada aluno. Exemplo para 1°, 2°, 3° anos.



Oi ------------- como é bom te ver,

E com alegria estendo as mãos para você!

E agora um beijo,

Hummmm que delícia de beijo!!!



Exemplo para 3ª e 4ª série



Qual é seu no nome quero saber,

Meu nome é Lucilene muito prazer

(A criança fala o dela).



Dinâmica de socialização



Dinâmica:"Urso de pelúcia” (1°,2°,3°).

Objetivo: mostrar que o outro é importante pra nossa vida

Material: um urso de pelúcia

Procedimento:

Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele.

No final que todos falarem deve-se pedir para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado.



Dinâmica: Dinâmica do Amor(3ª e 4ª série).

Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.

Procedimento:

Para início de ano Ler o texto ou contar a história do "Coração partido" - Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito, pois nele havia muitas marcas. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho." Após contar o texto distribuir um recorte de coração (papel dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.

Sugestão:

Com a dinâmica número um ursinho bem fofinho e limpinho para que as crianças tenha vontade de abraça-lo ,beija-lo,etc.

Com a dinâmica número dois pode se fazer um coração grande para contar essa história e pendura-lo no pescoço e conforme conta a estória muda o coração.

HORA DA ESTÓRIA



1°,2°,3° Anos:

¬¬¬___ BIBI VAI PARA Escola (Alejandro Rosas);

___ BUÁ... BUÁ...O QUE SERÁ?(Mary França e Eliardo França).

Para contar essas ou outras estórias que trabalham o primeiro dia das crianças na escola,o professor poderá usar a imaginação contando-as com uso de:

__Fantoches;

__Avental de estórias;

__Caixa enfeitada;

__Dedoches;

__Fantoches de colher;

__Luva de estória.

Para o 4° ano e a 4ª série sugiro um trabalho com leitura dramatizada ou teatro de varetas.

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

1°,2°, Anos

Atividade 1-Pontilhar,colar papel colorido nas asas da borboleta,pinta-la.

3º Ano

Atividade Confeccionar a lagarta com embalagens de ovos pintadas com guache.



Atividade com 3ª e 4ª série.

Com essa faixa etária pode se fazer brincadeiras e gincanas dentro da sala.

2 comentários:

  1. Olá Lu, ótimas ideias, continue postando esta muito legal, estou usando suas sugestões, da super certo obrigada! Beijoss!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lu!! adorei suas ideias, muito legal seu blog continue postando seu segredinhos, Parabéns beijoss!!

    ResponderExcluir