Para se iniciar o trabalho com ensino religioso em sala de aula, sugiro um trabalho diagnóstico das religiões presentes dentro da sala. Este trabalho pode ser realizado á partir de gráficos, diagramas, mapas conceituais, etc. Onde os alunos poderão deixar visíveis para seus colegas um pouco de sua cultura e as particularidades de cada grupo familiar.
Gráficos
Após este trabalho, deixar fixado na parede em forma de cartaz o registro, bem como no caderno. O professor deve deixar claro para os alunos que o que farão não é um estudo aprofundado de cada religião, mas que todos conheçam e possam respeitar as escolhas de espiritualidade de cada indivíduo.
Em um segundo momento o professor pode entregar ou fazer uma breve leitura de característica principais destas religiões, para que com isso a turma tenha um contato com as principais religiões do Brasil.
Principais Religiões
Adventista: (Adventista da Promessa, Adventista do Sétimo Dia). Doutrina centralizada na figura de Jesus, considerado o salvador, e no que chamam o "advento de Cristo", ou seja, seu retorno a Terra.
Budismo: Religião pregada por Buda há quase três mil anos. Surgiu na Índia, mas chegou ao Brasil por meio dos imigrantes japoneses. Desapego é uma das principais características.
Candomblé : Cultua os orixás. Suas cerimônias acontecem em terreiros e são fechadas. A celebração é em língua africana, marcada por cantos e pelo som de batuques.
Catolicismo: A Igreja Católica considera que todos os que foram batizados são católicos. Reverenciam a Virgem Maria e os santos. A missa é o principal ato litúrgico católico e seu ponto culminante é a eucaristia.
Cientologia: Seguidores acreditam que são imortais. Corrente de pensamento filosófico-religioso mesclada a técnicas psicoterápicas e doutrina budista.
Evangélicos: Os evangélicos defendem a crença de que a única autoridade a ser seguida é a Palavra de Deus, presente na Bíblia Sagrada. Desta forma, através da ação do Espírito Santo, os cristãos, ao lerem a Bíblia, têm uma maior harmonia com Deus. Por esse motivo, a partir da Reforma Protestante, a Bíblia foi traduzida para diversas línguas e distribuída sem restrições para as pessoas.
Espiritismo: Os espíritas acreditam na vida após a morte e na reencarnação sucessiva até que se atinja a perfeição. Allan Kardec é um dos principais expoentes da religião.
Hinduísmo: É uma maneira diferente de entender a vida, para a qual os valores ocidentais são totalmente estranhos. O hinduísmo é uma reunião de valores, filosofias e crenças, derivadas de diferentes povos e culturas.
Islamismo: Baseado no Alcorão, o islamismo crê em Alá e nos ensinamentos de Maomé. Seus seguidores são os muçulmanos. A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência a Alá.
Judaísmo: Livro sagrado dos judaicos é a Torá, e nela está à base da religião. A cabala judaica atualmente é muito divulgada e representa a expressão da Torá do modo como o mundo funciona.
Messiânica: Doutrina oriental que tem como objetivo construir um local eliminando todo o mal da sociedade, como doenças, fome e guerras.
Movimento Hare Krishna: Vem da linha hinduísta. Os praticantes não comem carne, não bebem e nem fumam. Os homens raspam o cabelo e carregam um rosário de 108 contas.
Movimento Sannyasin de Osho Rajneesh
Filosofia do guru zen, nascido na Índia, é cheia de alegria pela vida e tem um sentimento de celebração. Desenvolveu vários tipos de meditação.
Santo Daime: O chá do Santo Daime ou União do Vegetal provoca alucinações e visões místicas. É mais conhecido como ayahuasca. Para os seguidores, o chá livra o corpo e a alma das impurezas, e abre caminho para a comunicação com os antepassados.
Seicho-no-ie : Filosofia oriental que prega que o ser humano é filho de Deus, e que, através de atos, palavras e pensamentos, é preciso tornar este mundo um mundo melhor. Acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus.
Taoísmo : Filosofia chinesa que determina que tudo no mundo é composto pelos elementos opostos yin e yang. Esses elementos transformam-se uns nos outros e estão em eterno movimento, equilibrado pelo invisível e onipresente.
Testemunhas de Jeová : Seguidores acreditam seguir um cristianismo primitivo. Os membros costumam bater de porta em porta para divulgar sua crença. Usa a Bíblia como referência.
Umbanda: Mistura crenças e rituais africanos e européias. Tem no candomblé uma de suas raízes. Consideram o universo povoado por entidades espirituais, os guias, que entram em contato com os homens por meio dos médiuns. Esses guias se apresentam por meio de figuras como a pomba-gira.
Wicca : Religião neopagã. Os seguidores têm amor incondicional pela natureza e cultuam duas divindades, a Deusa e o Deus. São adeptos de magias e rituais.
Xamanismo: Prática espiritual que engloba conjunto de crenças ancestrais. Promete cura de vários males.
Xintoísmo : Religião predominante no Japão, seguida pela família imperial. Cultua deuses (a principal é a deusa Amaterasu) e considera que os espíritos dos antepassados também são divindades. Também prega o bom relacionamento familiar.
Em outros momentos pode-se trabalhar com as seguintes atividades:
_Dar uma folha com as imagens dos textos sagrados, de determinadas religiões, recortar e colar no caderno escrevendo os nomes;
_Caça palavras;
_Músicas;
_Textos informativos;
_Enigmas.
Textos sagrados
Muitas religiões possuem textos sagrados. Entre os mais conhecidos está às diversas Bíblias cristãs, o Alcorão islâmico, o Torá judaico, entre outros.
Esses textos são em geral, textos que transmitem seus ensinamentos pela leitura e oralidade, passadas de pai para filhos.
Exemplos de textos sagrados:
* Alcorão * Bíblia
* Sunnah ou Hadith *Torá
* Tri-Pitakas * Vedas
Pesquisa retirada da internet