Os anjos do senhor acampam-se ao redor dos que o temem e os livra de todo mal.



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sorteio do calendário!!







Oi meninas, já sabemos quem foi a sortuda do primeiro presentinho do blog, foi a seguidora Luciana Ribeiro.Gostaria que ela entrasse em contato comigo através do email até dia 03 de fevereiro,caso não se comunique farei outro sorteio.
Para efetuar o sorteio contei com a colaboração da melhor secretária escolar do mundo kkkk , a Fernanda e as testemunhas Josiane e Evelyn.Bjosss e até mais.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Vejam só que gracinha!!!!

    Olá queridas,passei alguns dias meio sumida,voltei para o trabalho esta semana ai já viu né?!Os preparativos para receber os profesores,alunos,cursos Afff, tanta coisa,mas é muito bom prepar tudo para volta de mais um  ano letivo.
     Estou fazendo uma decoração para enfeitar a escola,preparando uma estória para o primeiro dia,que depois posto aqui para matar a curiosidade de vocês.

    Mas hoje passei aqui para lembrar do sorteio amanhã do calendário e mostrar a linda bolsinha que ganhei da minha amiga artesã Adriana Fonseca, já até sei o que vou levar nela kkkk .Então beijos pessoal e até amanhã.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

AQUI ESTÁ ELE!!!!

Olá meninas enfim ficou pronto, este é o calendário que será sorteado no dia 29/01/2011 para seguidoras do blog "Caixa de segredos da tia Lú".Este calendário foi minha ideia  e confeccionado pela artesã Adriana Fonseca da Cunha.Ficou simplesmente lindo não é?Ela pode fazer com o tema da decoração da sala de aula,ou de outra maneira que vocês quiserem.Mas como as aulas começam dia 3 algúem já vai garantir o seu ganhando aqui no blog.Tenho muitas amigas com dons incríveis e aos poucos vou sorteando alguns mimos e sorteando para vocês e prestigiando os trabalhos das amigas.Beijocas e até breve com mais novidades.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Quanta emoção!!!!

Nossa gente tudo de bom,vocês lembram da Ana Accorsi que veio aqui em Paranavaí dar um curso para nós na Seduc?Pois é ela postou em seu blog um conto africano super interessante e fez menção a mim e ao meu blog,nossa pensa na emoção rsrsrs,quero agradecer o carinho dela e deixar aqui o link para que vocês também possam confererir ,ahh ela também faz coisas lindas para contação de história é só ligar e encomendar.Bjossss
BOM FERIADO!!!!
http://oficinasdehistorias.blogspot.com/2011/01/conto-africano.html?showComment=1295534601956#c4879650914858508390

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

1º sorteio do blog!!!









Atenção seguidoras do blog, no dia  29/01/2011 estarei sorteando um calendário enfeitado para sala de aula referente ao ano de 2011,mas só vale para quem é seguidor.Quero durante este ano além de contribuir com minhas idéias presentear vocês com pequenos mimos,vale dizer que o sorteio será realizado na escola em que trabalho na presença de minhas colegas de trabalho.Entrarei em contato com a sortuda se for de fora de Paranavaí enviarei por sedex, é só deixar o email para nos comunicarmos.
Bjossss Boa Sorte!!!!!

A menina que veio da ÁFRICA



Esta linda boneca foi feita por uma pessoa muito especial, a Luzimar (Negra Lu) que faz lindas bonecas artesanais como esta,a minha têm o nome provisório de Dandara mas quem realmente vai escolher seu nome são os alunos (a mãe sou eu é claro,agora o pai ,deixa pra lá rsrsrssr).Já tenho a história que vou usar para trabalhar com ela, quem quiser é só deixar o email no blog,encomendas das bonecas é só entrar no site da Negra Lu.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Etiquetas para cadernos




Sugestões do blog " Amor em ensinar" achei muito fofo.

Capas de cadernos






















Sugestões da coleção Passo a Passo






quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Projeto sobre africanidades

A mão africana na construção da cultura Brasileira

Professora : Lucilene Rodrigues




Justificativa

"A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei".

(Constituição da República Federativa do Brasil - Art. 5ºinciso XLII) ,partindo deste princípio torna-se necessário um trabalho de conscientização para promover a igualdade racial e garantir o estudo da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar de todas as áreas do conhecimento, agora garantido na em lei.

Sendo que a partir do ano de 2010 este conteúdo fará parte do currículo das escolas, viu-se a necessidade de um trabalho voltado a nível de conhecer e reconhecer nomes importantes em nossa história .

È provado que no Brasil a maioria de sua população e descendente de origem africana, ainda encontramos situações de racismo e desigualdades, então este projeto além de promover a igualdade,promove uma exaltação a grandes nomes que fizeram parte da construção desta história.E o mesmo vem como cumpridor da nova lei 10.639/03 .



1.Objetivo geral

Este projeto traduz a necessidade de caráter social e político da escola de desenvolver nas crianças, desde cedo, uma consciência crítica que possibilite ações e atitudes positivas. Possibilitando o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.



1.2 Objetivo Específico



• Pesquisar na história Brasileira a influência do negro na construção cultural, social do no nosso país;

• Identificar nomes de personagens da nossa cultura com descendência afro, que tiveram influência relevantes;

• Reconhecer ações de irmandade e fraternidade com relação as pessoas de descendência africana;

• Expressar-se omitindo opinião sobre o que é preconceito racial;

• Valorizar e desenvolver noções de reconhecimento pelos negros que deixaram grandes tesouros para nosso país.



1.3 Atividades



* Montar um portífolio das atividades pesquisadas;

*Confeccionar cartazes de conscientização da comunidade escolar;

*Confeccionar um quilombo através de maquetes;

*Escolher uma música que apareça conceitos de africanidades para cantar e ilustrar;

*Confeccionar chocalhos como instrumentos de percussão

(música);

* Pesquisar a vida de Zumbi Dos Palmares:

*Fazer a leitura do livro Felicidade não tem cor, fazer a leitura , escolher uma cor que representa a felicidade para você,fazer uma ilustração em cima desta atividade,discutir sobre o livro;

* Fazer uma coletânea com Samba de raiz (Noel Rosa),como influência em nossa música Brasileira;

* Pesquisar sobre a origem e a filosofia do jogo de capoeira, promovendo uma apresentação na escola com o propósito de conhecimento e diversão para todos;

* Pesquisar em jornais e revistas reportagens sobre preconceitos contra negros e discutir em sala em forma de debates;

*Pesquisar palavras em nossa língua que tenham origem africana;



1.4 Metodologia

Primeiro passo fazer um cartaz com o desenho de uma mão grande negra e com os dedos coloridos, dizer aos alunos que a mão representa a raiz africana e os dedos coloridos sua influência na nossa cultura. Decidir com os alunos o que cada cor representará. (Exemplo).

Vermelho: A religião

Amarelo: Literatura

Verde: Música

Azul: Jogos e brincadeiras

Após este processo separar a turma em equipes e cada equipe ficará responsável em pesquisar e trazer para sala de aula informações que enriqueçam o projeto.Depois dos dados coletados as equipes, juntamente com o direcionamento do professor fará um portifólio com essas curiosidades e pesquisa para passar para turma.O professor juntamente com os alunos deverá escolher em cada área um nome para ser trabalhado e lido em sala por todos.

Será convidado para uma palestra, alguém da sociedade que seja afro descendente e que esteja se destacando em sua profissão para falar com os alunos sobre as lutas e vitórias em ser negro hoje em dia no Brasil.

Após este processo de aquisição do material e informações, os alunos farão um resumo em forma de dissertação para expressar o que foi aprendido.



1.5 Avaliação

A avaliação acontecerá no decorrer do processo, os alunos serão avaliados no desempenho das atividades, bem como no interesse e participação no projeto e na sua mudança de atitude com relação a pessoas afro descendentes.



Dinâmicas

ALFABETO DA AMIZADE:


A – AMOR É INDISPENSÁVEL ENTRE AMIGOS.

B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.

C – COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...

(Cada aluno cria o seu "Alfabeto da Amizade" , escrevendo para cada letra do alfabeto uma frase iniciada por ela. Podem ilustrá-las.)

A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO...


(Após o conto do livro: "Se ligue em você", os alunos realizam essa atividade, registrando dentro da estrela um BOM SENTIMENTO!)

NA ESCOLA:

FICO ALEGRE QUANDO...

SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...

RESPEITO O OUTRO QUANDO...

(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos

A Árvore da Vida


Essa dinâmica foi feita por algumas professoras em reunião com Pais.

Na sala está exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!

Ser feliz!



A docente propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre.

Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem).

Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore.

Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais

com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os

compromissos para o determinado período.

Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.

________________________________________

Painel de boas vindas para sala de aula

Encontrei este desnho na net ,achei tão lindo que já mandei fazer um pra mim!!!